Planos e Eixos

Planos de Delimitação

Existem seis planos imaginários que delimitam o corpo do animal em Posição Anatômica, formando uma figura geométrica em forma de paralelepípedo e que são tangentes à superfície corporal. Os planos de delimitação permitem localizar as estruturas anatômicas superficiais.

Os planos de delimitação são:

  • Plano Ventral: É um plano horizontal, onde estão apoiados os quatro membros do animal e pode ser representado pelo solo. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de ventral.
  • Plano Dorsal: É um plano horizontal que tangencia o dorso do animal e é paralelo ao plano ventral. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de dorsal.
  • Planos Laterais Esquerdo e Direito: São planos verticais que tangenciam as faces laterais do corpo e são paralelos entre si. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esses planos terá uma direção ou posição chamada de lateral direita ou lateral esquerda.
  • Plano Cranial: É um plano vertical situado na frente do animal, que tangencia o rostro e constitue a face anterior do paralelepípedo. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de cranial.
  • Plano Caudal: É o plano vertical situado atraz do animal, que tangencia a cauda em posição anatômica e é paralelo ao plano cranial. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de caudal.

Eixos de Secção

Existem três eixos que auxiliam à localizar as estruturas no interior do corpo do animal.

Os eixos são:

  • Eixo Craniocaudal: Obtido ao se traçar uma linha reta à partir do ponto de intersecção das diagonais do Plano Cranial até o ponto de intersecção do Plano Caudal.
  • Eixo Dorsoventral: Obtido ao se traçar uma linha reta à partir do ponto de intersecção das diagonais do Plano Dorsal até o ponto de intersecção do Plano Ventral.
  • Eixo Laterolateral: Obtido ao se traçar uma linha reta à partir do ponto de intersecção das diagonais de um Plano Lateral ao outro.

Planos de Secção

Três planos são obtidos pelos deslizamentos dos eixos de secção um sobre o outro, os quais são utilizados para a localização das estruturas anatômicas no interior do corpo animal.

Os planos de secção são:

  • Plano Mediano: Obtido pelo deslizamento do Eixo Craniocaudal sobre o Eixo Dorsoventral. Divide o corpo do animal em duas partes semelhantes, sendo uma direita e uma esquerda. Cada parte recebe o nome de antímero. Planos paralelos ao plano mediano são chamados de Paramedianos ou Sagitais.
  • Plano Transversal ou Vertical: Obtido pelo deslizamento do Eixo Laterolateral sobre o Eixo Dorsoventral. Divide o corpo do animal em duas partes, sendo uma cranial e outra caudal. Cada parte recebe o nome de metâmero.
  • Plano Horizontal ou Frontal: Obtido pelo deslizamento do Eixo Laterolateral sobre o Eixo Craniocaudal. Divide o corpo do animal em duas partes, sendo uma dorsal e outra ventral. Cada parte recebe o nome de paquímero.