Fórmula Costal

As costelas se dispoem em pares, em número igual ao número de vértebras de cada espécie.

Existem 3 tipos de vertebras:

  • Costelas Esternais ou Verdadeiras: Costelas e sua cartilagem costal se articulam diretamente ao [[esterno | Esterno]].
  • Costelas Aesternais ou Falsas: Cartilagem das costelas se unem umas às outras para se articularem com o Esterno. Estas cartilagens fusionadas forma o Arco Costal.
  • Costelas Flutuantes: As extremidades das costelas estão livres, ou seja, não se articulam com o Esterno.

As diversas espécies apresentam número variado de cada tipo de costela. A tabela a seguir lista o número de cada tipo de costela das principais espécies de interesse.

Espécie Costelas Esternais Costelas Aesternais Costelas Flutuantes
Equino 8 pares 10 pares 0 pares
Ruminantes 8 pares 5 pares 0 pares
Suino 8 pares 6-7-8 pares 0 pares
Canino 9 pares 3 pares 1 par

Os espaços delimitados entre uma costela mais cranial e uma costela mais caudal é denominado Espaço Intercostal. Os espaços intercostais tem grande importância clínica e, principalmente, cirúrgica. São númerados do espaço intercostal mais cranial ao mais caudal. Por serem delimitados por um par de costelas, o número de espaços intercostais é igual ao número de costelas menos um.

$EI = T - 1$